Município da região alcança a marca de 3,5 mil luminárias substituídas
Equipamentos de vapor de sódio foram substituídas pelos de led
A iluminação pública de Canoinhas está passando por modernização. Em 2025, cerca de 1.400 luminárias de vapor de sódio foram substituídas por led. Com isso, o município alcançou a marca de 3.500 luminárias modernizadas dentro do perímetro urbano. Esse número representa quase metade da rede municipal total, que conta com aproximadamente 7.300 pontos. “Já estamos com o planejamento para que ainda em 2026, essa modernização na iluminação pública avance ainda mais”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
Próxima etapa
A próxima etapa desta substituição está prevista para a segunda quinzena de março. Nesta fase, serão trocadas mais 1.983 luminárias, elevando o total de pontos modernizados para cerca de 5.400, o que fará Canoinhas atingir quase 74% de sua iluminação urbana em led. Além do centro e bairros, o cronograma contempla os distritos de Paula Pereira, com 79 novos pontos, e Felipe Schmidt, com a modernização de 158 luminárias. A substituição das antigas luminárias nestes distritos já iniciou nesta semana.
“Este investimento reflete diretamente no bem-estar social e na segurança das famílias, pois uma cidade bem iluminada inibe a criminalidade e permite que o cidadão ocupe os espaços públicos com muito mais tranquilidade”, afirma a vice-prefeita Zenilda Lemos.
Menos manutenção
As novas luminárias possuem uma vida útil muito superior às de vapor de sódio ou mercúrio, e exigem menos manutenção. “A tecnologia led oferece uma luminosidade muito superior com um consumo de energia drasticamente menor, o que gera uma economia imediata aos cofres públicos e reduz o impacto ambiental do município”, afirma o secretário de planejamento, arquiteto e urbanista Rafael Rottili Roeder.
Engenheiro eletricista da Prefeitura, Adilson Eduardo Sobczack explica que o led distribui a luz de forma mais precisa. “Isso evita aquele desperdício de luz que vai para cima ou para as janelas das casas, garantindo que cada ponto de energia seja aproveitado para iluminar o caminho das pessoas com mais nitidez”, afirma.



