Jornal Liberdade
Doença altamente contagiosa registrada em Papanduva

Doença altamente contagiosa registrada em Papanduva

Secretaria de Saúde pede para a população redobrar cuidados

Da Redação
20 de fevereiro de 2026
219 visualizações

A Secretaria de Saúde de Papanduva emitiu um alerta epidemiológico após o registro de aumento recente de casos de varicela (catapora) no município. O órgão orienta a população a redobrar os cuidados para evitar a propagação da doença, que é altamente contagiosa.

Segundo o comunicado, a transmissão ocorre principalmente pelo contato com as lesões na pele ou por gotículas respiratórias. Embora a maioria dos casos apresente evolução leve, a varicela pode causar complicações, especialmente em crianças pequenas, gestantes, idosos e pessoas com a imunidade reduzida.


Sintomas

A secretaria alerta para sintomas como febre, mal-estar e o surgimento de bolhas avermelhadas na pele que provocam coceira. Ao identificar sinais suspeitos, a recomendação é evitar contato com outras pessoas e procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação.


Medidas

Entre as medidas preventivas indicadas estão manter crianças doentes afastadas da escola até liberação médica, higienizar as mãos com frequência, não compartilhar objetos pessoais e manter ambientes ventilados.

Compartilhar: