Polícia Civil prende mais um prefeito de Santa Catarina
Agentes deflagraram a segunda fase da operação “Coleta Seletiva”
Por Da Redação 8 min de leitura
Sequestro de bens e valores chegou a aproximadamente R$ 1 milhão
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a segunda fase da operação “Coleta Seletiva” em Garopaba/SC. A ação policial resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva, dois mandados de afastamento cautelar de cargo público, 16 mandados de busca e apreensão, afastamentos de sigilo telefônico, e sequestro de bens e valores de aproximados de R$ 1 milhão. As diligências foram executadas simultaneamente nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão.
Entre os alcançados pela ordem de prisão preventiva estão o prefeito de Garopaba, Júnior Abreu (PP), um servidor público lotado no setor de licitações e contratos, e um empresário que atua no segmento de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Os afastamentos cautelares de cargo público atingiram dois secretários municipais de Garopaba. As demais medidas cautelares alcançaram também o ex-prefeito de Garopaba e o atual prefeito de Pescaria Brava.
Inquérito
A operação decorre da conclusão do Inquérito Policial, conduzido pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (Decor)/Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), que investigou um esquema de corrupção sistêmica envolvendo repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, incluindo fraudes em certames e em execuções contratuais. Os fatos investigados teriam se iniciado ainda em 2016 e, segundo apurado, permanecido após a alternância de gestão municipal de Garopaba, perdurando de 2021 até o período atual.
Sigilo das investigações
“Em respeito à presunção de inocência, que rege essa fase procedimental, e ao sigilo das investigações, necessário às conclusões finais, informações adicionais somente serão divulgadas após autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina”, afirma a Polícia Civil, cujas representações foram formuladas pela 2ª Decor/Deic e deferidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mediante parecer favorável do Ministério Público Estadual.
Para onde foram
Participaram da operação de quinta-feira (8) aproximadamente 50 (cinquenta) policiais civis, lotados na Deic e na 18ª Delegacia Regional de Polícia de Laguna. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão. Desde 2021, são 29 prefeitos presos no Estado.
