Palestra para MEIs papanduvenses foca mudanças de 2026
Evento será realizado na Casa do Empreendedor, na próxima segunda-feira (23)
A Casa do Empreendedor de Papanduva promove no próximo dia 23 – segunda-feira –, às 18h30, uma palestra voltada aos Microempreendedores Individuais (MEIs) do município. O encontro terá como foco as mudanças e cuidados que estes empreendedores devem ter em 2026 para evitar problemas fiscais.
A palestra será ministrada por uma consultora do Sebrae. Durante a apresentação, ela abordará temas que vêm gerando dúvidas entre os MEIs, como a regra da soma das receitas, que considera diferentes fontes de faturamento para o cálculo do limite anual permitido.
Cruzamento de dados
Outro ponto importante será o cruzamento de dados fiscais, que está cada vez mais rigoroso. Segundo a organização do evento, a Receita Federal do Brasil ampliou os mecanismos de fiscalização, incluindo maior acesso às movimentações financeiras dos contribuintes. Isso exige atenção redobrada por parte dos microempreendedores.
A orientação é que os MEIs acompanhem de perto seu faturamento ao longo do ano, o qual não pode ultrapassar os R$ 81 mil. Ultrapassar o teto permitido pode resultar em desenquadramento do regime e cobrança de impostos retroativos, além de multas e juros.



