
Alesc realiza sessão solene em homenagem aos 175 anos da presença luterana em Joinville
O evento teve como objetivo reconhecer a contribuição histórica
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove, no dia 2 de julho, uma sessão solene em Joinville em homenagem aos 175 anos da presença luterana no município. A iniciativa é de autoria do deputado Fernando Krelling (MDB), vice-presidente do Parlamento Catarinense.
O evento teve como objetivo reconhecer a contribuição histórica, cultural e social da comunidade luterana no desenvolvimento de Joinville, destacando sua atuação ao longo de mais de um século e meio na formação da identidade local.
De acordo com o parlamentar, a presença luterana teve papel relevante na construção de valores comunitários, como solidariedade, ética, educação e serviço ao próximo, refletidos na trajetória da cidade ao longo dos anos.
A solenidade está marcada para as 19h, no Auditório da Faculdade Ielusc – Campus Saguaçu, em Joinville, com entrada gratuita e aberta ao público.
Durante o evento, mais de 30 instituições ligadas à comunidade luterana serão homenageadas, incluindo entidades educacionais, religiosas, sociais e de saúde.
Entre os homenageados estão a Comunidade Evangélica de Joinville (CEJ), o Colégio Bom Jesus (Bonja/Ielusc), a Comunidade Luterana Pirabeiraba, o Hospital Dona Helena, o Instituto Luterano de Obras Sociais (Ilos), a Instituição Bethesda, além de diversas paróquias e organizações religiosas da região.
A programação também inclui representações de sínodos e uniões paroquiais que atuam no Norte Catarinense, reforçando a relevância da presença luterana na região.
A sessão solene integra as atividades oficiais da Alesc e busca valorizar a contribuição das instituições religiosas para o desenvolvimento social e comunitário de Joinville e de Santa Catarina.
Comentários
Faça login ou cadastre-se para deixar seu comentário.



