Página Inicial | Destaque | Operação contra crimes financeiros e fiscais chega à região

Operação contra crimes financeiros e fiscais chega à região

Trabalhos envolveram prisões preventivas, busca e apreensão e bloqueio de bens que somam R$ 227 milhões

Por Da Redação 4 min de leitura

O grupo investigado utilizava empresas de fachada

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação “Mercado de Pandora”, que investiga um esquema de fraude fiscal e sonegação tributária no comércio eletrônico. Entre os municípios catarinenses atingidos pela ação está Mafra, no Planalto Norte, além de Joinville, São João Batista e Campo Erê. Também houve cumprimento de mandados no Paraná, São Paulo e Alagoas.

A operação envolveu 15 prisões preventivas, 44 mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens que somam R$ 227 milhões. O grupo investigado utilizava empresas de fachada para emitir notas fiscais fictícias e vender smartphones sem recolher tributos, causando prejuízo milionário aos cofres públicos.

Ciclo de sonegação

De acordo com o Ministério Público, as empresas eram criadas e desativadas em sequência para manter o ciclo de sonegação. O esquema dificultava o rastreio contábil e gerava concorrência desleal no varejo de tecnologia. Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A operação foi deflagrada nesta terça-feira (16).