Santa Catarina amplia selos de Indicações Geográficas para fortalecer agronegócio
Estado já possui dez registros e trabalha para alcançar mais nove, fomentando turismo e economia local
Por Jornal Liberdade 5 min de leitura
Santa Catarina conta atualmente com dez selos de Indicações Geográficas (IG), certificados que reforçam a identidade e a qualidade de produtos regionais. A informação foi destacada pelo assessor técnico do Sebrae, Alan Klaumann, durante reunião da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizada nesta quarta-feira (27).
De acordo com Klaumann, os selos impulsionam o desenvolvimento econômico e criam vínculos turísticos e gastronômicos. “A notoriedade de um produto local atrai visitantes interessados em conhecer sua origem. Hoje temos dez IGs, mas estamos trabalhando para mais nove”, afirmou. O Sebrae, segundo ele, acompanha mais de 20 mil agricultores no Estado.
O especialista também citou exemplos internacionais, como a Itália, país com uma das maiores quantidades de selos de IG no mundo, que movimenta cerca de R$ 18 bilhões por ano. Além de agregar valor, as certificações ajudam a combater falsificações.
O presidente da comissão, deputado Altair Silva (PP), ressaltou a importância do tema. “Nosso Estado ainda tem muito a avançar para explorar a potencialidade do agronegócio, criando identidade e agregando valor”, declarou.
Na mesma reunião, os deputados aprovaram cinco requerimentos, incluindo a realização de uma audiência pública na Ceasa de Joinville para discutir a reforma do local. A data será definida nos próximos dias.