Homem é condenado por tentativa de feminicídio na região
Crime ocorreu nas proximidades do Fórum de Justiça, em 2017
Por Da Redação 6 min de leitura
Tribunal do Júri condenou um homem a sete anos de prisão
Um crime ocorrido em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, voltou a ganhar destaque neste mês de agosto, período em que a campanha nacional “Agosto Lilás” reforça a conscientização e o combate à violência contra a mulher.
Recentemente, o Tribunal do Júri condenou um homem a sete anos de prisão em regime semiaberto por tentativa de homicídio duplamente qualificado – feminicídio e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O réu, intimado, não compareceu à sessão de julgamento.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o crime aconteceu na noite de 28 de outubro de 2017, em uma via pública do Centro de Itaiópolis, nas proximidades do Fórum. O homem conduzia uma motocicleta quando subiu na calçada da Avenida Nereu Ramos e a lançou contra a ex-companheira, que caminhava acompanhada de uma amiga. Ambas foram atingidas.
Ferimentos graves
A vítima sofreu ferimentos graves, precisou ser hospitalizada, passar por cirurgia e tratamento médico. Segundo relatos do processo, ela chegou a desmaiar após o impacto. Durante o julgamento, o promotor Pedro Roberto Decomain sustentou que o acusado agiu com a intenção de matar, surpreendendo a mulher pelas costas.
“A tentativa de homicídio não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do agressor, já que a vítima não foi atingida em região vital”, afirmou. O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese da Promotoria de Justia, reconhecendo as qualificadoras e confirmando que o crime foi cometido em razão do gênero da vítima. Cabe recurso à decisão.