Página Inicial | Geral | Caminhada celebra a Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural

Caminhada celebra a Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural

No dia 16 de agosto, a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Fundação Cultural, promoveu uma caminhada pelo Roteiro Estrada Imperial Dona Francisca em comemoração à Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, instituída pela Lei nº 4.825 de 09 de agosto de 2023, em homenagem ao Dia Nacional do […]

Por Jornal Liberdade 7 min de leitura

No dia 16 de agosto, a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Fundação Cultural, promoveu uma caminhada pelo Roteiro Estrada Imperial Dona Francisca em comemoração à Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, instituída pela Lei nº 4.825 de 09 de agosto de 2023, em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto.

O objetivo da ação foi proporcionar aos participantes a oportunidade de explorar e vivenciar o patrimônio histórico e cultural da Estrada Dona Francisca, incentivando a valorização da história local e, ao mesmo tempo, estimulando a prática da caminhada como atividade benéfica para a saúde física e mental.

Ao todo, 61 pessoas participaram do percurso de 9 km, saindo da Casa Eichendorf até a Pousada Ponte de Pedra. Durante o trajeto, os participantes tiveram contato com 14 imóveis tombados como Patrimônio Histórico, reconhecidos pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para maior conforto dos caminhantes, foram realizados três pontos de parada, com oferta de água, frutas e acesso a banheiros: no pátio da Capela São Paulo Apóstolo, no Saengerhalle e na Casa Schlagenhaufer, esta última também tombada como patrimônio.

O evento foi encerrado com um café colonial na Pousada Ponte de Pedra, para aqueles que aderiram.

Segundo a Fundação Cultural, a realização da atividade próxima ao Dia do Patrimônio reforça a importância de resgatar e preservar a memória histórica de São Bento do Sul. 

Além disso, a cidade também conta com a Rota do Patrimônio no centro, já realizada diversas vezes com grupos de visitantes, escolas e comunidade. O roteiro é auto guiável e conta com um folder com mapa para quem deseja percorrê-lo.

Acompanhe as redes sociais oficiais @cultura.sbs e @pref.saobento, os próximos eventos nesse estilo serão comunicados por lá.