Rio da região vai passar por limpeza e desassoreamento
Investimento estadual vai chegar a mais de R$ 12 milhões
Por Da Redação 4 min de leitura
Prefeitas de Canoinhas e Três Barras participaram do anúncio da Defesa Civil
“Estamos vivendo um dia histórico para a nossa região, que há anos espera pela limpeza do rio Canoinhas”. A frase é da prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel (PL), logo após o anúncio de investimento do governo de Santa Catarina, que vai aplicar mais R$ 12 milhões na limpeza e desassoreamento do rio Canoinhas. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
Enchentes
“Melhorar a fluidez do rio, evitar enchentes e enxurradas é uma missão da Secretara de Proteção da Defesa Civil e aqui estamos liberando recurso para mais uma vez melhorar ainda mais a condição de vida da população de Três Barras e Canoinhas”, afirmou ele. A prefeita de Três Barras, Ana Claudia Quege (MDB), também acompanhou o anúncio. “Esta obra vai mitigar muito as inundações e enxurradas que enfrentamos”, disse.
O que é
O desassoreamento é a remoção de sedimentos (areia, lodo, terra, lixo) do fundo do rio para restaurar sua profundidade, capacidade de vazão e qualidade da água, prevenindo enchentes e melhorando o abastecimento. A obra contempla a limpeza de 12 quilômetros entre os dois municípios.
