Major Vieira: Cultura, Desenvolvimento e Inclusão em um Só Espaço
Centro Cultural será marco histórico e social no município
Por Jornal Liberdade 8 min de leitura
Major Vieira está prestes a dar um importante passo rumo ao fortalecimento da cultura local: a construção do seu primeiro Centro Cultural. O projeto, idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), busca oferecer um espaço digno e estruturado para artistas, educadores e a comunidade em geral, promovendo a valorização da arte e o desenvolvimento social do município.
Atualmente, eventos culturais e oficinas acontecem em locais improvisados. O novo Centro promete mudar essa realidade, proporcionando palco, luz e estrutura para apresentações, exposições, cursos e oficinas.
Investimento com impacto social
A presidente da CDL, Laudelir Stopa, destaca que o Centro Cultural será um instrumento essencial de transformação social, ampliando o alcance das ações comunitárias, promovendo parcerias com secretarias municipais e fortalecendo projetos já existentes, como aulas de balé, música, oficinas de arte e iniciativas voltadas a idosos, mães e jovens.
Além disso, a proposta é mensurar os impactos sociais das ações desenvolvidas, garantindo eficiência, participação comunitária e inclusão. A acessibilidade será um pilar do projeto, com foco especial em atender pessoas com deficiência, idosos e famílias de baixa renda.
Economia criativa e turismo cultural
A estrutura também deve impulsionar o turismo cultural e movimentar a economia local. Festivais, feiras e eventos devem atrair visitantes e gerar oportunidades para o comércio, hospedagens e serviços do município.
“Queremos valorizar as raízes polonesas e ucranianas, fortalecendo o sentimento de pertencimento por meio de um calendário cultural organizado com apoio das Secretarias de Educação e Turismo”, destaca Laudelir.
Como ajudar? A arte precisa de você
O projeto poderá ser viabilizado por meio da Lei Rouanet, que permite a empresas (no regime de Lucro Real) e pessoas físicas destinarem parte do Imposto de Renda para projetos culturais aprovados. A CDL reforça que todo recurso será aplicado com transparência e convida a comunidade a se envolver.
Interessados em apoiar a construção do Centro Cultural podem entrar em contato com a CDL de Major Vieira ou a Ascari Assessoria para saber como participar.