Página Inicial | Geral | Câmara de Vereadores de São Bento do Sul aprova moções e discute projetos do Executivo

Câmara de Vereadores de São Bento do Sul aprova moções e discute projetos do Executivo

CMSBS

Por Jornal Liberdade 7 min de leitura

São Bento do Sul (SC) – Na sessão desta terça-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal aprovaram diversas moções de reconhecimento e discutiram projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo.

Entre as homenagens aprovadas estão as moções 14 e 15/2025, que destacam a contribuição dos irmãos Cláudio José e Antonio Fagundes à música nas bandas marciais do município. A proposta, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, foi motivada por pedidos de alunos dos homenageados. “Eles marcaram gerações com seu trabalho nas fanfarras e formaram diversos músicos que hoje assumem novas bandas na cidade”, destacou a parlamentar.

Outra moção aprovada por unanimidade foi a 17/2025, proposta pelo vereador Gilmar Pollum (PL), que parabeniza a Polícia Militar de Santa Catarina pelos 190 anos de fundação. O vereador fez questão de enaltecer o trabalho do 23º Batalhão em São Bento do Sul. “Não é por acaso que temos uma das cidades mais seguras do estado”, afirmou.

No campo legislativo, sete projetos de lei do Executivo entraram em primeira discussão. Um dos destaques foi o Projeto de Lei 48/2025, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento de 2025 para pagamento de indenização relacionada à devolução do imóvel onde funcionava o Abrigo de Acolhimento Institucional desde 2013. Segundo o vereador Diego Niespodzinski, o proprietário André Silva Santos estimou que as reformas necessárias no local custariam R$ 120 mil, mas aceitou um acordo de R$ 66.980,40 com o município. Os vereadores agradeceram pela economia proporcionada ao erário público.

Outro projeto debatido foi o 52/2025, que autoriza a realização de leilão para a baixa de bens inservíveis do patrimônio público. A lista inclui móveis, aparelhos eletrônicos e equipamentos diversos. “São mais de 50 páginas de itens listados”, informou o vereador Joelmir Bogo.

Durante a Palavra Livre, se manifestaram os vereadores Luiz da Luz, Cátia Friedrich, Rodrigo Vargas, Gilmar Pollum, Joelmir Bogo, Terezinha Dybas e Diego Niespodzinski.