Capacitações regionais da Assistência Social começam na Amplanorte
A proposta é permitir que as próprias equipes municipais indiquem suas prioridades
Por Da Redação 8 min de leitura
Secretaria quer rtalecer a aproximação entre o Estado e os municípios
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) de Santa Catarina inicia, neste ano, uma nova estratégia para a definição dos temas das capacitações oferecidas aos municípios catarinenses. A proposta é permitir que as próprias equipes municipais indiquem, de forma regionalizada, os assuntos que consideram prioritários, levando em conta as necessidades específicas de cada território.
A inovação começa pela Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), que será a primeira a receber a capacitação, no dia 4 de março, em Mafra. Além do município-sede, integram a Amplanorte os municípios de Papanduva, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Porto União e Três Barras.
Demandas
Segundo a diretora de Assistência Social da SAS, Gabriela Dornelles, todos os municípios da associação receberão, na próxima segunda-feira, dia 12, um formulário por e-mail. Nele, as equipes deverão apontar as demandas de capacitação de maneira específica, considerando a realidade local e regional.
“Nos dois últimos anos realizamos diversas rodadas de capacitação por macrorregião. Embora muitos temas sejam comuns a todos, identificamos particularidades importantes em cada associação. Em algumas regiões, certos assuntos ainda precisam ser aprofundados, enquanto em outras já estão consolidados. Por isso, decidimos manter as grandes capacitações, mas também ofertar 21 capacitações regionais, uma para cada associação”, explica.
Panorama
Gabriela destaca que a iniciativa tem como objetivo qualificar ainda mais o trabalho das Secretarias Municipais de Assistência Social e fortalecer a aproximação entre o governo do Estado e os municípios. “Essa nova metodologia vai permitir um apoio técnico mais assertivo. Vamos nos aproximar das regiões, compreender o panorama específico de cada associação e trabalhar diretamente suas demandas, fragilidades e potencialidades”, completa.
O calendário completo das capacitações já foi definido pela Diretoria de Assistência Social. No entanto, o envio dos formulários ocorrerá de forma individualizada, conforme a proximidade das datas dos encontros em cada região.
Foto Helena Marquardt/AscomSAS
