Temporais podem chegar à região neste domingo (16)
Risco é moderado a alto para ocorrências, afirma a Defesa Civil
Por Da Redação 11 min de leitura
Enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica não estão descartados
A Defesa Civil de Santa Catarina afirma que uma frente fria, acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo, pode chegar ao Planalto Norte ao longo deste domingo (16). Confira a previsão do órgão de defesa.
Domingo
O domingo ainda começa com tempo estável no Estado. No decorrer da manhã, a nebulosidade aumenta em todas as regiões e a chuva associada a aproximação de uma nova frente fria, que vem acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo retorna pelo Oeste, alcançando as demais regiões no decorrer da tarde e noite.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, especialmenteentre o Oeste e os Planaltos, onde há condição para formação de tempestades severas. As temperaturas máximas se aproximam dos 34°C no Litoral Sul e variam entre 24°C e 31°C nas demais regiões. Os ventos de nordeste se intensificam ao longo do dia com rajadas próximas dos 70 km/h no Litoral Sul.
Segunda
Na segunda-feira (17),a passagem da frente fria segue mantendo o tempo instável na maior parte do Estado, especialmente entre a madrugada e manhã, quando ainda haverá condição para temporais isolados. Entre o Meio-Oeste e o Litoral, a condição para chuva ainda permanece ao longo de todo dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas, principalmente a alagamentos e enxurradas pontuais.
Além disso, a formação de um Ciclone Extratropical em alto mar, distante da costa, favorece a intensificação dos ventos do quadrante sul ao longo da costa com rajadas entre 50 e 60 km/h. As temperaturas mínimas serão registradas ao final do dia, com marcas próximas dos 10°C nos pontos mais altos da Serra e entre 13°C e 18°C nas demais regiões.
Terça
Na terça-feira (18), a intensificação de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera reforçam o quadro de instabilidade sobre o Estado. Entre o Meio-Oeste e o Litoral, a chuva ocorre de forma persistente e por vezes intensa ao longo do dia, não se descartando a ocorrência de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas, principalmente alagamentos e enxurradas pontuais.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C e 14°C no Planalto Sul e de 13°C a 17°C nas demais regiões. Durante à tarde, as temperaturas ficam próximas dos 24°C/25°C no Extremo Oeste e Oeste, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 17°C a 23°C nas demais regiões.
Tendência
Entre quarta (19) e quinta-feira (20), as instabilidades associadas a áreas de baixa pressão e a frente fria se afastam do Estado, dando lugar ao predomínio de uma massa de ar seco associada a uma área de alta pressão, o que garante o retorno da condição de tempo firme.
Nesse período, as temperaturas diminuem entre as noites e madrugadas com marcas próximas dos 10°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e aumentam gradativamente à tarde, variando entre 24°C e 29°C pelo Estado.
Por Fernando Rafael, meteorologista
