Cronograma de webinars da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em Papanduva é divulgado
A atualização do sistema atende às normativas federais
Por Da Redação 8 min de leitura
A partir de janeiro todas as emissões de NFS-e deverão ser realizadas exclusivamente pela nova plataform
A Secretaria Municipal da Fazenda de Papanduva anunciou o início da etapa de transição para o novo Padrão Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e a migração definitiva para o sistema IPM – Atende.Net, que passa a ser utilizado oficialmente a partir de 2 de janeiro de 2026. A atualização atende às normativas federais e tem como objetivo padronizar, modernizar e tornar mais eficiente a emissão de documentos fiscais no município.
A transição acontecerá a partir da substituição do sistema Betha pelo sistema IPM. Com isso, a partir de janeiro todas as emissões de NFS-e deverão ser realizadas exclusivamente pela nova plataforma. Bancos, escritórios de contabilidade, fornecedores de software e prestadores de serviços devem iniciar imediatamente as adequações necessárias para garantir o funcionamento correto das integrações e da emissão.
Quando
Para orientar os usuários e apoiar a adaptação à nova plataforma, a IPM promoverá duas rodadas de Webinars, conduzidos por técnicos especializados. Os eventos ocorrerão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams.
Primeira rodada
09/12/2025 – 9h: Integração Webservice para Fornecedores de Software
10/12/2025 – 9h: Contabilidades e Bancos
11/12/2025 – 9h: Emissores de Notas Fiscais
Segunda Rodada
15/12/2025 – 9h: Integração Webservice para Fornecedores de Software
16/12/2025 – 9h: Contabilidades e Bancos
17/12/2025 – 14h: Emissores de Notas Fiscais
Subportal
Para facilitar o processo de adaptação, está disponível o Subportal de Treinamento, onde os participantes encontram manuais, materiais de apoio, arquivos técnicos, informações completas sobre cada Webinar e o link de acesso para as transmissões. O portal pode ser acessado neste link.
A Secretaria da Fazenda reforça a importância de que todos os segmentos envolvidos participem das sessões específicas para seu perfil técnico e repassem as informações às equipes responsáveis. A capacitação é essencial para evitar inconsistências, garantir a continuidade dos serviços e assegurar o cumprimento das obrigações legais a partir de 2026.
