Saúde mental em Papanduva preocupa o Ministério Público
Secretaria de Saúde afirma já estar atuando para fortalecer a rede de atenção psicossocial
Por Da Redação 5 min de leitura
Para o próximo ano, novas ações de conscientização e prevenção estão planejadas
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) identificou a saúde mental como principal desafio da Mesorregião de Mafra dentro do programa “Prioriza”, destacando Papanduva entre os municípios com maiores índices de notificações de tentativas de suicídio. Diante do diagnóstico, a Secretaria Municipal de Saúde afirma já estar atuando para fortalecer a rede de atenção psicossocial.
Segundo o secretário de Saúde, Emerson Luis Selenka Szumczak, o município desenvolveu ações ao longo do ano, como a campanha do “Setembro Amarelo”, a “I Mostra CAPS” e o reforço da parceria com o Hospital São Sebastião. Reuniões com a rede de proteção e com o Ministério Público vêm sendo realizadas regularmente.
RAPS
Papanduva também está finalizando um protocolo municipal para atendimento em casos de risco à saúde mental, que deve reforçar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Para o próximo ano, novas ações de conscientização e prevenção ao suicídio estão planejadas.
2026
O MPSC prevê iniciar, em março de 2026, a execução dos projetos regionais formulados a partir do “Prioriza”, com o objetivo de aprimorar os serviços e respostas às demandas da população.
Completa
Uma matéria mais completa sobre o assunto será publicada na edição impressa do Jornal JL de sexta-feira (5)
