Página Inicial | Geral | Samae apresenta as ações para o Núcleo de Responsabilidade Social

Samae apresenta as ações para o Núcleo de Responsabilidade Social

Sbs

Por Jornal Liberdade 8 min de leitura

Integrantes do Núcleo de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS), estiveram reunidos na quarta-feira, 19, para conhecer mais sobre as ações e iniciativas do Samae, com a presença do Diretor-Presidente, Osvalcir Peters.

Ele apresentou a estrutura do Samae e ressaltou o projeto que ganha destaque da autarquia, o Câmbio Verde. A iniciativa permite que os cidadãos troquem materiais recicláveis por alimentos produzidos pelos agricultores da cidade, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade. “Já retiramos mais de 200 toneladas de recicláveis do meio ambiente, trocando por frutas e verduras frescas para a população. Com este projeto e também o Saco Laranja, que é um incentivo à população para separar os materiais orgânicos (lixo comum), do que pode ser reciclado, conseguimos fechar em média 28% de reaproveitamento que é enviado para as cooperativas da cidade, no qual os integrantes realizam a triagem, o enfardamento e o material que tem potencial é realizado a venda”, relata Osvalcir.

Alguns projetos que estão em execução foram apresentados como o Reservatório do Bairro Mato Preto, o Ecoparque no bairro Cruzeiro, a migração do mercado livre de energia, a redução de perdas, a fiscalização de ligações de esgoto, a expansão da cobertura de esgoto, as metas do marco regulatório e a revisão plano de saneamento.

O encontro também contou com a presença de Laura Pinheiro Borges, Bióloga do Samae, que apresentou informações sobre o contexto de educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. “Com estratégias do Plano Municipal de Educação Ambiental – PMEA, queremos ampliar inclusive conteúdos voltados a esse tema no currículo escolar. Estamos no desenvolvimento de vários projetos para aplicar em escolas, na comunidade com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e locais”, explica.

A Coordenadora do Núcleo, Eliziane Meurer Boing, menciona a importância do encontro. “Se queremos mudança, temos que começar de algum lugar. No nosso comitê sempre aplicamos práticas para entender o que está acontecendo e refletir sobre como nossas empresas e o Núcleo podem contribuir, definindo diversas ações que são realizadas”, conclui.