Uma vitrine de talentos, histórias e conquistas. Assim será a 1ª ExpoSUAS, que acontece no dia 29 de novembro, das 13h às 17h, na Praça Lauro Müller, em Canoinhas. O evento reunirá pessoas que participaram dos cursos oferecidos ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Assistência Social e seus parceiros, com o objetivo de expor e comercializar produtos artesanais criados por elas.
A prefeita em exercício, Zenilda Lemos, destaca que a feira é uma celebração do potencial e da autonomia dos canoinhenses. “A ExpoSUAS é um momento de reconhecimento e valorização. Cada produto carrega a história de alguém que acreditou na oportunidade de aprender e transformar sua realidade. É a força da cidadania e do trabalho coletivo se manifestando em plena praça, com o espírito de Natal que inspira solidariedade e esperança”.
A feira contará com peças artesanais, alimentos produzidos em oficinas, bordados, itens decorativos e outras criações realizadas durante cursos ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Casa da Cidadania, Centro da Juventude (Ceju), Programa de Apoio e Valorização da Terceira Idade (Pavi), Programa de Assistência Social Rural (ASR) e Cozinha Comunitária.
O evento é resultado de uma ampla rede de parcerias, que inclui o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, as Secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, entre outras instituições.
Para o secretário de Assistência Social, Vilson do Nascimento, a ExpoSUAS simboliza o propósito dos cursos oferecidos ao longo do ano. “Mais do que um espaço de comercialização, a ExpoSUAS mostra como o aprendizado pode se transformar em fonte de renda e autoestima. É o resultado de um trabalho contínuo que busca fortalecer a autonomia e o protagonismo das pessoas atendidas pela assistência social”.
Além da exposição e venda dos produtos, o público poderá participar de oficinas de pintura de bolachas, aproveitar brinquedos e pipoca gratuita e conhecer de perto histórias de superação e conquista.
“Com o brilho do Natal e a força do empreendedorismo social, a ExpoSUAS transforma a praça central de Canoinhas em um espaço de oportunidades, aprendizado e pertencimento”, conclui Zenilda.
