Ney Pacheco é destaque nacional pelo Ministério da Educação
Canoinhas
Por Jornal Liberdade 5 min de leitura
O Grupo Escolar Ney Pacheco de Miranda Lima, de Canoinhas, foi reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC) como uma experiência inspiradora em ensino integral. A unidade atende 75 alunos em tempo integral, com aulas de horta, informática, artes, inglês, educação física e atividades do programa Escola Integral.
O reconhecimento ocorreu durante a Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral, realizada em Minas Gerais, reunindo práticas inovadoras de todo o país.
A prefeita Juliana Maciel celebrou o destaque, afirmando que o reconhecimento comprova o avanço da educação pública no município. A vice-prefeita Zenilda Lemos destacou que a escola é exemplo de transformação e protagonismo estudantil.
A instituição foi representada pela diretora de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação, Liliane Knop Alves Machado, que destacou a sintonia do trabalho local com as melhores práticas do país.
Segundo o secretário de Educação, James Brey, Canoinhas possui 1.584 alunos em tempo integral na rede municipal, sendo 811 em creches.
Esta é a segunda vez que a escola se destaca em 2025. Recentemente, foi contemplada com R$ 12,6 mil do Poder Judiciário de Canoinhas para o projeto “Do Bosque à Mesa: A Dança das Abelhas pela Educação Ambiental”, que prevê a construção de uma estufa, implantação de um meliponário e compra de equipamentos para fortalecer as ações de educação no campo.
