Após os tornados, governador quer construção de bunkers em escolas
Anúncio da administração estadual foi feito neste domingo (9)
Por Da Redação 6 min de leitura
Defesa Civil de Santa Catarina confirmou os fenômenos no fim de semana
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou que pretende iniciar a construção de bunkers (salas seguras) em escolas estaduais para reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidade escolar diante de tempestades severas. O primeiro deve ser construído durante já na reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, na cidade de Dionísio Cerqueira. O governador visitou a unidade neste domingo (9), após a passagem de um tornado que destruiu a escola.
“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”, explicou ele, sem explicar se as estruturas também serão construídas em outras regiões.
Constatados
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou no fim de semana a ocorrência de três tornados no Oeste catarinense, atingindo os municípios de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes. O fenômeno meteorológico foi constatado por meio de análises de radar, inspeções em campo e registros fotográficos dos danos registrados nas áreas afetadas.
Os eventos foram provocados pela passagem de uma frente fria associada ao processo de formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico Sul, que criou um ambiente altamente instável, com nuvens de grande desenvolvimento vertical, descargas elétricas, granizo e ventos intensos. Essa combinação de fatores favoreceu o surgimento de correntes ascendentes e descendentes capazes de gerar os tornados confirmados.
Foto Defesa Civil/SC
