Página Inicial | Geral | Carta do Planalto Norte busca garantir respeito aos produtores de tabaco na COP-11

Carta do Planalto Norte busca garantir respeito aos produtores de tabaco na COP-11

Canoinhas

Por Jornal Liberdade 4 min de leitura

Durante o 1º Seminário do Agronegócio em Defesa do Tabaco, realizado em Canoinhas nesta segunda-feira (27), lideranças regionais elaboraram um manifesto que será entregue à comitiva brasileira na 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), em Genebra (Suíça).

O documento defende a manutenção e o respeito à cadeia produtiva do tabaco, responsável pela subsistência de cerca de 14 mil famílias agricultoras no Planalto Norte Catarinense. A presidente da Amplanorte e prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, destacou que o setor é essencial para a economia regional, movimentando comércio, indústria, transporte e serviços. Em alguns municípios, mais de 60% da arrecadação está vinculada à produção de tabaco.

Segundo dados da Amplanorte, a safra 2023/24 movimentou quase R$ 1 bilhão, com o Planalto Norte respondendo por 58,9% da produção estadual. Juliana reforçou que os produtores “não pedem privilégio, mas respeito à história, à economia e ao direito ao trabalho digno no campo”.

O evento reuniu mais de 500 participantes, entre agricultores, autoridades e representantes de entidades como Afubra, Amprotabaco, Fetaesc, Faesc e Senar, com apoio do Sicoob Credicanoinhas.

📎 Fonte: Prefeitura de Canoinhas / Amplanorte.