Missão de Reconhecimento dos empreendimentos segue na região
Atividade integra a rota turística “Encantos do Planalto Norte”
Por Da Redação 6 min de leitura
Visita foi marcada por uma vivência cultural no CTG Rancho Crioulo
Começou nesta segunda-feira (8) e prossegue nesta terça a Missão de Reconhecimento dos empreendimentos turísticos que integram a rota turística “Encantos do Planalto Norte”. A ação tem como objetivo promover a troca de experiências e ideias, ampliar a rede de contatos e possibilitar um olhar mais atento sobre os destinos e seus parceiros. Em Papanduva, a visita foi marcada por uma vivência cultural no CTG Rancho Crioulo, um verdadeiro refúgio para quem deseja mergulhar na essência da tradição gaúcha.
A patroa Juliane Glonek destacou o importante trabalho realizado com cavalos, que vai muito além do manejo e do cuidado com os animais. Segundo ela, as práticas equestres desenvolvidas no CTG oferecem momentos de integração entre crianças, jovens e adultos, fortalecendo laços comunitários e transmitindo valores como disciplina, respeito e amor pela tradição. “Essas atividades são fundamentais para manter viva a essência do tradicionalismo e aproximar as novas gerações das nossas raízes culturais”, ressaltou.
Artesanato
Além da experiência no CTG, os visitantes também tiveram contato com o artesanato local, por meio do trabalho da artesã Marli Kachoroski, que apresentou suas peças produzidas com a técnica do Vagonite. As telas bordadas e panos chamaram a atenção pela delicadeza e riqueza de detalhes, evidenciando a força da arte manual como forma de preservar tradições.
O Vagonite, bordado que valoriza formas geométricas e coloridas, é um dos destaques da produção artesanal de Papanduva. Com talento e dedicação, Marli transforma cada peça em uma obra de arte, mantendo vivo um saber passado de geração em geração.