“Planorte Água e Solo” reúne cerca de 200 pessoas nesta quarta (3)
Programa da Epagri contempla diferentes municípios da região, inclusive Papanduva
Por Da Redação 7 min de leitura
Agricultores, estudantes, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas vão se reunir
O programa “Planorte Água e Solo”, da Epagri, realiza seu 13º encontro nesta quarta-feira (3), no Salão da Comunidade Poço Preto, em Itaiópolis. Cerca de 200 pessoas, entre agricultores, estudantes, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas vão se reunir para debater práticas de conservação do solo e da água no Planalto Norte Catarinense. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
O programa tem como objetivo promover o uso sustentável do solo e da água, integrando ações de planejamento, execução e monitoramento com agricultores, empresários, estudantes e a comunidade em geral. As ações estão em 13 municípios da região, no caso, Papanduva, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.
Programação
Pela manhã, o evento terá duas palestras com pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Canoinhas: “Monitoramento e estratégias para a melhoria da qualidade da água e do solo em sistemas de produção agrícola” e “Integração da agricultura e pecuária para a produção sustentável em Santa Catarina.
No período da tarde será realizado um dia de campo com quatro estações temáticas: uso de resíduos industriais como insumos alternativos na agricultura; plantas de cobertura e boas práticas de manejo de solo; manejo ambiental em propriedades rurais e orientações sobre legislação ambiental; experiências do município de Itaiópolis em conservação do solo e da água, incluindo manejo de lavouras de tabaco e pecuária de leite.
Manejo e conservação
Segundo o organizador do evento, extensionista rural de Mafra Guilherme Briski, o Planorte trabalha levando informação e viabilizando ações práticas de manejo e conservação do solo, envolvendo diferentes atores locais. Entre essas ações estão oficinas com escolares, manejo de pequenas bacias hidrográficas em comunidades rurais e seminários de capacitação.