Ciclistas de Papanduva pedalam até o Santuário de Aparecida
Grupo enfrentou nove dias de estrada até chegar ao local
Por Da Redação 7 min de leitura
A ideia surgiu em 2019, a partir de uma promessa feita por um integrante após uma graça recebida
O espírito de aventura, a devoção e a força de vontade uniram sete ciclistas de Papanduva e região em uma jornada inspiradora: percorrer 750 km de bicicleta, saindo de Papanduva até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte/SP.
A ideia surgiu em 2019, a partir de uma promessa feita por um integrante do grupo após uma graça recebida. Em 2025, o sonho tornou-se realidade. No dia 9 de julho, às 9h da manhã, o grupo Dora Aventureira iniciou a pedalada rumo ao maior centro de peregrinação católica do Brasil, chegando ao destino no dia 17 de julho, às 10h40.
Foram nove dias intensos, cheios de desafios, fé e superação. Além dos sete ciclistas, dois integrantes fizeram parte da equipe de apoio, que contou com um caminhão adaptado com estrutura de cozinha, beliches e geladeira, e uma caminhonete para o transporte de retorno. As paradas para descanso e alimentação foram feitas em postos de combustível, onde também era realizada a higiene pessoal.
Obstáculos
O grupo superou obstáculos como frio de 5 °C nos primeiros dias, estradas com acostamento precário, trânsito pesado nas grandes cidades, problemas mecânicos, quedas e até uma lesão no joelho de um dos participantes. Apesar disso, a união e a fé mantiveram todos firmes até o fim da missão. O ciclista lesionado, após dias em recuperação, ainda conseguiu pedalar no último trecho até o Santuário. Entre os ciclistas, o mais jovem foi Bryan Luís Popovicz, de 30 anos, e o mais experiente, Osvaldo Bopko (70 anos), mostrando que a determinação não tem idade.
Integrantes
Ciclistas
-Aurélio Czornei (Papanduva)
-Bryan Luís Popovicz (Papanduva)
-Frederico Prestes de Souza Filho – ICO (Papanduva)
-Dirlei José Kucarz (Papanduva)
-João Cleber Bopko (Papanduva)
-Osvaldo Bopko (Monte Castelo)
-Padre Lourenço da Silva (Major Vieira)
Equipe de apoio
-Mauro Pinto de Oliveira (caminhão de apoio)
-Padre Miguel Dobrychtop (carro de apoio)