Placas de sinalização danificadas por colisões geram riscos e prejuízos à população
Departamento de Trânsito Urbano de São Bento do Sul
Por Jornal Liberdade 5 min de leitura
A equipe do Departamento de Trânsito Urbano de São Bento do Sul tem registrado semanalmente diversos casos de placas de sinalização danificadas por colisões, principalmente aos finais de semana. O que mais preocupa, além do prejuízo ao município, é que os motoristas responsáveis raramente comunicam o ocorrido às autoridades competentes, o que agrava o risco à segurança viária.
Somente neste fim de semana, seis placas foram derrubadas em diferentes pontos da cidade. Em média, de 8 a 9 placas sofrem danos por semana — o que representa um gasto recorrente com substituição e manutenção, além da exposição de pedestres e motoristas a situações perigosas.
“A falta de sinalização adequada pode causar acidentes graves. Quando um condutor colide com uma placa e não comunica, toda a população corre risco, além do prejuízo financeiro que recai sobre o poder público e, indiretamente, sobre todos os cidadãos”, explica Alessandro Valmor, diretor do DETRU.
A Prefeitura reforça o apelo para que motoristas que se envolverem em qualquer tipo de sinistro envolvendo placas de sinalização informem imediatamente o DETRU. Dessa forma, a situação pode ser rapidamente corrigida, evitando acidentes e garantindo a segurança de todos.
A colaboração da população é essencial para manter a cidade segura e bem sinalizada. Prezar pelo bem público também é um ato de cidadania.