Enfermeiros de São Bento do Sul participam de encontro Estadual sobre tratamento de feridas
Um dia para o tratamento de feridas
Por Jornal Liberdade 6 min de leitura
Enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de São Bento do Sul, participaram no último dia 29 de maio, do 4º Encontro Regional – Cirúrgica Florianópolis, realizado na capital Catarinense.
O evento, intitulado “Um dia para o tratamento de feridas”, reuniu profissionais da enfermagem de diversas regiões do estado para um dia de atualização científica e troca de experiências.
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais para o cuidado especializado com feridas, como limpeza e *Desbridamento, uso de coberturas especiais em feridas infectadas, tratamento de úlceras em membros inferiores, terapias compressivas, manejo de feridas complexas e terapia por ** Pressão negativa.
A participação dos profissionais de São Bento do Sul reforça o compromisso da SEMUS com a qualificação contínua de sua equipe e com a oferta de um cuidado cada vez mais humanizado e eficaz à população.
* O desbridamento é um procedimento terapêutico utilizado no manejo de feridas, que consiste na remoção de tecidos desvitalizados, contaminados, infectados ou corpos estranhos presentes no leito da lesão. Seu principal objetivo é promover um ambiente propício à cicatrização, facilitando a granulação e epitelização da ferida, além de reduzir a carga bacteriana, o risco de infecção e a produção de exsudato.
** A Terapia por Pressão Negativa é uma tecnologia terapêutica avançada utilizada no tratamento de feridas agudas e crônicas complexas. Consiste na aplicação controlada de pressão subatmosférica (geralmente entre -80 mmHg e -125 mmHg) no leito da ferida, por meio de um sistema selado que inclui uma espuma ou gaze, um curativo transparente oclusivo, um tubo de drenagem e um dispositivo de sucção conectado a um reservatório.