Página Inicial | Geral | Enfermeiros de São Bento do Sul participam de encontro Estadual sobre tratamento de feridas

Enfermeiros de São Bento do Sul participam de encontro Estadual sobre tratamento de feridas

Um dia para o tratamento de feridas

Por Jornal Liberdade 6 min de leitura

Enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de São Bento do Sul, participaram no último dia 29 de maio, do 4º Encontro Regional – Cirúrgica Florianópolis, realizado na capital Catarinense. 

O evento, intitulado “Um dia para o tratamento de feridas”, reuniu profissionais da enfermagem de diversas regiões do estado para um dia de atualização científica e troca de experiências.

Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais para o cuidado especializado com feridas, como limpeza e *Desbridamento, uso de coberturas especiais em feridas infectadas, tratamento de úlceras em membros inferiores, terapias compressivas, manejo de feridas complexas e terapia por ** Pressão negativa.

A participação dos profissionais de São Bento do Sul reforça o compromisso da SEMUS com a qualificação contínua de sua equipe e com a oferta de um cuidado cada vez mais humanizado e eficaz à população.

* O desbridamento é um procedimento terapêutico utilizado no manejo de feridas, que consiste na remoção de tecidos desvitalizados, contaminados, infectados ou corpos estranhos presentes no leito da lesão. Seu principal objetivo é promover um ambiente propício à cicatrização, facilitando a granulação e epitelização da ferida, além de reduzir a carga bacteriana, o risco de infecção e a produção de exsudato.

** A Terapia por Pressão Negativa é uma tecnologia terapêutica avançada utilizada no tratamento de feridas agudas e crônicas complexas. Consiste na aplicação controlada de pressão subatmosférica (geralmente entre -80 mmHg e -125 mmHg) no leito da ferida, por meio de um sistema selado que inclui uma espuma ou gaze, um curativo transparente oclusivo, um tubo de drenagem e um dispositivo de sucção conectado a um reservatório.