Página Inicial | Destaque | PMSC forma auxiliares temporários que vão atuar na região

PMSC forma auxiliares temporários que vão atuar na região

Curso teve início em dezembro de 2025, com carga horária total de 139 horas/aula

Por Da Redação 7 min de leitura

Curso teve início em dezembro de 2025, com carga horária total de 139 horas/aula

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta terça-feira (20), em diferentes regiões do Estado, a formatura de mais de 400 jovens que participaram do Curso de Formação de Auxiliares Temporários de Serviço Administrativo (AT).

O curso teve início no dia 1º de dezembro de 2025, com carga horária total de 139 horas/aula. Ao final da formação, os formandos estão aptos ao desempenho de atividades essenciais à PMSC, com ênfase na comunicação operacional e no atendimento ao serviço de emergência 190.

Capacitação
A capacitação contemplou conteúdos como atendimento telefônico, radiocomunicação, protocolos institucionais, legislação aplicada, saúde mental e práticas operacionais nas centrais de emergência, incluindo estágio supervisionado, distribuído em 19 polos no Estado.

Os jovens selecionados têm entre 18 e 23 anos e foram escolhidos por meio de processo seletivo realizado no final de 2025, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de etapas de inspeção de saúde e investigação social. Agora, eles passam a desempenhar suas funções, com jornada de 40 horas semanais.

Onde
Ao todo, 405 auxiliares temporários irão atuar junto às Centrais de Emergência, Centrais de Videomonitoramento e em serviços administrativos em diferentes municípios, inclusive do Planalto Norte, caso de Canoinhas e Mafra, mas também em Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Herval d’Oeste, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Comando-geral
O comandante-geral, coronel Emerson Fernandes, destaca a importância dos jovens para o fortalecimento das atividades da corporação. “A atuação dos auxiliares temporários é essencial para garantir mais agilidade e qualidade no atendimento à sociedade, permitindo que a Polícia Militar concentre seus esforços na atividade-fim”, diz.