Defesa Civil promete investimentos a lideranças indígenas da região
Representantes de Itaiópolis, José Boiteux e Vitor Meirelles participaram
Por Da Redação 7 min de leitura
Encontro com o órgão estadual foi realizado nesta semana
Um encontro realizado na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina nesta semana reuniu representantes da administração estadual e de comunidades indígenas dos municípios de Itaiópolis, José Boiteux e Vitor Meirelles. O encontro reuniu o secretário Mario Hildebrandt, o cacique geral Setembrino e demais caciques, fortalecendo o diálogo institucional e o acompanhamento das ações em andamento.
O governo está executando um conjunto de investimentos como a construção de 86 casas, duas igrejas, duas casas pastorais, uma escola e um campo de futebol, além da pavimentação de 7,5 quilômetros de estrada e a construção de uma ponte.
Durante a reunião, lideranças indígenas destacaram a importância da visita à Secretaria de Proteção e Defesa Civil e do diálogo direto com o Estado. “Estamos tratando de compromissos que ficaram represados por mais de duas décadas”, disse o secretário Mario Hildebrandt.
Reforma da barragem
Após quase de 40 anos de operação, a Barragem de José Boiteux passará pela primeira reforma de sua história. A obra tem previsão de início no primeiro trimestre de 2026 e contará com investimento estimado em R$ 75 milhões.
O projeto prevê a substituição completa das comportas e a modernização do sistema de operação, com a implantação de automação, o que garantirá mais segurança, eficiência e agilidade no controle das cheias no médio e baixo Vale do Itajaí.
Obra estratégica
“A reforma da Barragem de José Boiteux é uma obra estratégica para a segurança do Vale do Itajaí. Depois de quase 40 anos, vamos substituir as comportas, implantar a automação do sistema e modernizar toda a operação da estrutura. O início está previsto para o primeiro trimestre de 2026, com um investimento de aproximadamente R$ 75 milhões”, reforçou Hildebrandt.
