Vigilância aplica inseticida na Rodoviária Municipal de Papanduva
Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) combate o mosquito Aedes aegypti
Por Da Redação 5 min de leitura
Produto é aplicado em superfícies nos quais os insetos costumam pousar
A Vigilância Epidemiológica de Papanduva começou nesta semana a aplicação de BRI Fludora na Rodoviária Municipal. A ação faz parte das estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e malária.
A Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) é um método que utiliza o inseticida Fludora Fusion, composto pelos princípios ativos clotianidina e deltametrina, capazes de atuar inclusive contra mosquitos resistentes aos inseticidas tradicionais. O produto é aplicado em superfícies nos quais os mosquitos costumam pousar, criando uma barreira de proteção por mais tempo e ampliando a eficácia do combate.
Importância
A adoção da BRI representa um avanço significativo nas ações de saúde pública do município, segundo a administração municipal. “Além de reduzir a presença do vetor em áreas de grande circulação de pessoas, a medida contribui diretamente para a prevenção de surtos e para a proteção da população”, completa.
Colaboração da comunidade
O governo papanduvense reforça que a colaboração da comunidade é essencial para impedir a proliferação do Aedes aegypti. A orientação é para que cada morador mantenha atenção redobrada aos seguintes cuidados:
-Eliminar qualquer recipiente que acumule água parada;
-Manter caixas d’água bem fechadas;
-Higienizar calhas, ralos e terrenos;
-Descartar corretamente materiais que possam acumular água;
-Utilizar telas e repelentes quando necessário.
