Página Inicial | Geral | Após os tornados, governador quer construção de bunkers em escolas

Após os tornados, governador quer construção de bunkers em escolas

Anúncio da administração estadual foi feito neste domingo (9)

Por Da Redação 6 min de leitura

Defesa Civil de Santa Catarina confirmou os fenômenos no fim de semana

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou que pretende iniciar a construção de bunkers (salas seguras) em escolas estaduais para reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidade escolar diante de tempestades severas. O primeiro deve ser construído durante já na reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, na cidade de Dionísio Cerqueira. O governador visitou a unidade neste domingo (9), após a passagem de um tornado que destruiu a escola.

“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”, explicou ele, sem explicar se as estruturas também serão construídas em outras regiões.

Constatados
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou no fim de semana a ocorrência de três tornados no Oeste catarinense, atingindo os municípios de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes. O fenômeno meteorológico foi constatado por meio de análises de radar, inspeções em campo e registros fotográficos dos danos registrados nas áreas afetadas.

Os eventos foram provocados pela passagem de uma frente fria associada ao processo de formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico Sul, que criou um ambiente altamente instável, com nuvens de grande desenvolvimento vertical, descargas elétricas, granizo e ventos intensos. Essa combinação de fatores favoreceu o surgimento de correntes ascendentes e descendentes capazes de gerar os tornados confirmados.

Foto Defesa Civil/SC