Prefeita Juliana Maciel entrega manifesto em defesa dos produtores de tabaco ao Ministério da Agricultura
Canoinhas
Por Jornal Liberdade 5 min de leitura
A prefeita de Canoinhas e presidente da Amplanorte, Juliana Maciel, esteve em Brasília, na quarta-feira (5), para entregar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o manifesto dos produtores de tabaco do Planalto Norte Catarinense. O documento foi recebido por um representante do Mapa que integrará a comitiva oficial do Brasil na COP-11, conferência internacional sobre controle do tabaco que será realizada em Genebra, na Suíça.
O manifesto, elaborado durante o 1º Seminário do Agronegócio em Defesa do Tabaco, reuniu mais de 500 produtores e lideranças regionais. O texto reforça a importância socioeconômica da cultura do tabaco, responsável pelo sustento de cerca de 14 mil famílias e por 58,9% da produção catarinense, com faturamento próximo a R$ 1 bilhão na safra 2023/2024.
A prefeita destacou que os produtores “não pedem privilégios, mas reconhecimento” e reafirmou seu compromisso em defender o setor. O secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, garantiu que a posição do ministério é de apoio aos produtores de tabaco brasileiros, conforme orientação do ministro Carlos Fávaro.
A entrega contou com a presença dos secretários Gildo Stoker (Desenvolvimento Rural) e Dudu Vipievski (Governo). O seminário que originou o manifesto foi promovido pela Prefeitura de Canoinhas, em parceria com Afubra, Amprotabaco, Fetaesc, Faesc, Senar, e com apoio do Sicoob Credicanoinhas.
