Página Inicial | Geral | Prefeita Juliana Maciel entrega manifesto em defesa dos produtores de tabaco ao Ministério da Agricultura

Prefeita Juliana Maciel entrega manifesto em defesa dos produtores de tabaco ao Ministério da Agricultura

Canoinhas

Por Jornal Liberdade 5 min de leitura

A prefeita de Canoinhas e presidente da Amplanorte, Juliana Maciel, esteve em Brasília, na quarta-feira (5), para entregar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o manifesto dos produtores de tabaco do Planalto Norte Catarinense. O documento foi recebido por um representante do Mapa que integrará a comitiva oficial do Brasil na COP-11, conferência internacional sobre controle do tabaco que será realizada em Genebra, na Suíça.

O manifesto, elaborado durante o 1º Seminário do Agronegócio em Defesa do Tabaco, reuniu mais de 500 produtores e lideranças regionais. O texto reforça a importância socioeconômica da cultura do tabaco, responsável pelo sustento de cerca de 14 mil famílias e por 58,9% da produção catarinense, com faturamento próximo a R$ 1 bilhão na safra 2023/2024.

A prefeita destacou que os produtores “não pedem privilégios, mas reconhecimento” e reafirmou seu compromisso em defender o setor. O secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, garantiu que a posição do ministério é de apoio aos produtores de tabaco brasileiros, conforme orientação do ministro Carlos Fávaro.

A entrega contou com a presença dos secretários Gildo Stoker (Desenvolvimento Rural) e Dudu Vipievski (Governo). O seminário que originou o manifesto foi promovido pela Prefeitura de Canoinhas, em parceria com Afubra, Amprotabaco, Fetaesc, Faesc, Senar, e com apoio do Sicoob Credicanoinhas.