Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
Manobra de Heimlich deve ser precedida de pancadas nas costas
Por Jornal Liberdade 5 min de leitura
A American Heart Association (AHA) atualizou, em outubro de 2024, suas diretrizes oficiais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares, com destaque para o novo protocolo em casos de engasgo.
Antes, a recomendação era iniciar diretamente com a manobra de Heimlich (compressões abdominais). Agora, tanto para bebês, crianças e adultos, o procedimento deve começar com cinco pancadas firmes nas costas, seguidas das compressões, caso o corpo estranho não seja expulso.
Para bebês menores de um ano, a orientação é alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões torácicas até a desobstrução ou perda de consciência, sem introduzir os dedos na boca. Se o bebê desmaiar, deve-se iniciar a RCP com 30 compressões e duas ventilações.

Em crianças maiores e adultos, o protocolo indica cinco pancadas nas costas antes das cinco compressões abdominais (Heimlich), repetindo o processo até a desobstrução ou desmaio. Caso haja perda de consciência, inicia-se a RCP tradicional, com 100 a 120 compressões por minuto.
A AHA também reforça a importância de treinamentos em RCP para que mais pessoas saibam agir corretamente em emergências e, assim, salvar vidas.
