Página Inicial | Geral | Congresso internacional de música coral será em Joinville

Congresso internacional de música coral será em Joinville

Cultura

Por Jornal Liberdade 8 min de leitura

Entre 15 e 18 de outubro, Joinville recebe o 5º Cimuci – Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil. O evento será na Sociedade Harmonia Lyra, e as inscrições estão abertas. A programação inclui conferências, mesas-redondas, oficinas, workshops e mostras corais, reunindo profissionais de destaque da música coral nacional e internacional. O congresso também abre espaço para a apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências de regentes, preparadores vocais, professores, compositores e arranjadores dedicados ao repertório infantojuvenil.

Regentes de várias regiões do Brasil participam do evento. Algumas atividades serão abertas ao público e gratuitas (retirar ingresso pelo Sympla). A organização é da AM Produções, em parceria com o Instituto Arte Maior, um dos mais tradicionais centros de educação musical de Joinville, e a Nova Associação Brasileira de Regentes Corais (Abraco). Também na organização do congresso a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Lar Donato Flores (Tatuí/SP) e a Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi” (EMV). “Estamos muito felizes em receber este importante encontro, dedicado ao aprimoramento do canto coral”, afirma Kátia Siqueira, presidente do Instituto Arte Maior, responsável pelo Festival de Corais Joinville.

Incentivar reflexões sobre os caminhos plurais da prática coral voltada ao público infantojuvenil, promover a divulgação de pesquisas e trabalhos artísticos desse segmento e ampliar o intercâmbio entre instituições e profissionais do Brasil e do exterior que atuam com coros de crianças e adolescentes são os principais objetivos do encontro.

Convidados internacionais

Entre os convidados internacionais confirmados, os maestros Fernando Malvar-Ruiz, diretor artístico do Los Angeles Children’s Chorus (EUA), reconhecido mundialmente por sua atuação inovadora na formação vocal de crianças e adolescentes, e Jorge Fuentes, uma das principais referências da regência coral na Argentina, fundador e diretor artístico do prestigiado Coro de Niños y Jóvenes de San Juan.