Publicidade

Publicidade

Página Inicial | Colunistas | Oferta de cursos técnicos em escolas públicas 

Oferta de cursos técnicos em escolas públicas 

Em nossa região e outras, existe a oferta de cursos técnicos gratuitos em escolas públicas. Essa é uma oportunidade profissional para os jovens, em especial aqueles que não têm tempo de arcar com despesas de cursos em instituições particulares. Geralmente já está ofertada a oportunidade de estudar para alunos dos ensinos médios, de segundos e […]

Por Mariano Soltys 10 min de leitura

Em nossa região e outras, existe a oferta de cursos técnicos gratuitos em escolas públicas. Essa é uma oportunidade profissional para os jovens, em especial aqueles que não têm tempo de arcar com despesas de cursos em instituições particulares. Geralmente já está ofertada a oportunidade de estudar para alunos dos ensinos médios, de segundos e terceiros anos do Ensino Médio.  A escola pública está ofertando esse ensino profissional e técnico, e isso pode ser na mesma escola em que se estuda, facilitando o deslocamento, uma vez já acostumados na escola. É muito mais fácil se ingressar num mercado de trabalho com curso, que sem curso. 

Ainda isso dá mais oportunidade e leva a se buscar também um curso superior, uma vez já se tem uma noção da área de busca acadêmica. Por exemplo, no ensino técnico de administração se aprende noções de contabilidade e direito, o que pode facilitar muito um curso superior depois, uma vez o aluno não entra sem a noção de leis, de folha de pagamento, recursos humanos etc. é uma mão na roda essa formação e oportunidade aos jovens que estudam nas escolas públicas. Conhecimento é poder. E prática leva a teoria e teoria leva a prática. A escola é um espaço cidadão e de formação, não é uma doutrinação ou lugar sem valor social. 

As escolas e cursos que estão oferecendo cursos técnicos, que têm em torno de um ano e meio de duração, são: na escola Carlos Zipperer Sobrinho, no Centenário, o curso de Técnico em Recursos Humanos, todas as tardes; o mesmo curso na escola Celso Ramos Filho, à noite, bem como no CEDUP, à noite. Já na escola Frederico Fendrich, da Serra Alta, há o curso de Técnico em Vendas, todas as tardes. Na escola Roberto Grant há o curso de Técnico em Transações Imobiliárias, todas as tardes. Já o curso de Técnico em Comércio, está sendo ofertado também no CEDUP. Ademais,  há o curso de Técnico em Logística, na escola Lebon Régis, em Campo Alegre. Destarte, em Rio Negrinho há cursos técnicos em Manoel de Nóbrega, de Técnico em Contabilidade, bem como de Técnico em Marketing. Em outras escolas também há cursos, devendo se consultar de acordo com o interesse. 

Fato é que a formação técnica aproxima mais o emprego, não exigindo tanto tempo quanto à formação na universidade, sendo até um estímulo de ingresso em curso superior, e ainda possibilitando algo mais acessível e realista para o primeiro emprego, além de garantir maior salário, ou mesmo uma profissão-vocação. A escola pública é assim um espaço de formação e de preparo para o trabalho, bem como da cidadania. Assim os estudos não acabam, mas abrem portas para uma formação continuada e para o desenvolvimento humano. 

Mariano Soltys, professor e advogado 

Publicidade

Publicidade