Página Inicial | Destaque | Maratona mundial de games deve reunir 600 desenvolvedores no Brasil

Maratona mundial de games deve reunir 600 desenvolvedores no Brasil

Jogos

Por Jornal Liberdade 4 min de leitura

A Global Game Jam Curitiba, etapa brasileira da maior maratona mundial de desenvolvimento de jogos, acontece entre sexta-feira (30) e domingo (1º), na PUCPR, com entrada gratuita e aberta ao público. O evento já soma mais de 500 inscritos e a expectativa é chegar a 600 participantes, mantendo a média anual.

Considerada a maior edição presencial do Brasil, a Game Jam de Curitiba integra uma mobilização global realizada simultaneamente em mais de 100 países, reunindo cerca de 30 mil pessoas em 800 sedes. No Paraná, a maratona costuma ser uma das mais produtivas do mundo, com a criação de 70 a 100 jogos por edição — a expectativa para 2026 é ultrapassar 80 novos games.

Durante 48 horas, participantes iniciantes e profissionais se reúnem em equipes para desenvolver jogos para diversas plataformas, como PC, celular, realidade virtual e jogos analógicos. O tema deste ano é “máscara”, que pode ser interpretado livremente. No domingo, das 15h às 18h, ocorre a Play Party, quando os jogos são apresentados e o público pode testá-los.

Além do caráter formativo e colaborativo, os projetos ganham visibilidade internacional ao serem publicados no site oficial da Global Game Jam, com possibilidade de evolução e até comercialização futura.

Fonte: Agência Brasil