Publicidade

Publicidade

Página Inicial | Geral | Hemosc reforça pedido à população para iniciar 2026 com a doação de sangue 

Hemosc reforça pedido à população para iniciar 2026 com a doação de sangue 

Demanda por transfusões se mantém constante ou apresenta crescimento nos meses do verão

Por Da Redação 8 min de leitura

Demanda por transfusões se mantém constante ou apresenta crescimento nos meses do verão

O ano de 2026 começa com um convite importante do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). Mesmo durante o período de férias, a necessidade por sangue nos hospitais e clínicas do Estado permanece e pode até aumentar. Diante desse cenário, a instituição chama a população catarinense a iniciar o ano com um gesto simples, solidário e capaz de salvar vidas: a doação de sangue.

Historicamente, os meses de verão são marcados por queda no número de doações, enquanto a demanda por transfusões se mantém constante ou apresenta crescimento. Entre janeiro e dezembro de 2025, houve um aumento de 5% em relação a 2024. No mesmo período, a demanda por transfusões cresceu 30%, reforçando a importância da participação contínua da população. Em 2025, o Hemosc ampliou sua atuação em todo o estado, com a realização de 120 coletas externas, mais que o dobro do registrado em 2024.

Ato simples
Segundo a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, a doação de sangue é um ato simples, seguro e indispensável para a assistência à saúde. “O sangue não tem substituto; sua única fonte é a doação de uma pessoa saudável para quem precisa de transfusão. A doação de sangue é um ato seguro que salva vidas e possibilita que pessoas que necessitam de transfusão possam viver. A sugestão do Hemosc é que cada um inclua, entre suas metas de Ano Novo, a doação de sangue e, caso não possa realizá-la, ao menos incentive outras pessoas”, destaca.

Hemocentros
O Hemosc conta com sete hemocentros no estado. Estão localizados em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville, além de duas Unidades de Coleta, situadas em Tubarão e Jaraguá do Sul. A instituição é responsável por 98% do sangue coletado e distribuído em Santa Catarina. É um órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrado pela Organização Social FAHECE.

Requisitos
As doações de sangue ocorrem mediante agendamento, que pode ser realizado pelo site hemosc.org.br. Lá também estão disponíveis informações sobre os requisitos para doação, horários de atendimento e endereços das unidades.

Publicidade

Publicidade