Página Inicial | Destaque | Henrique Marques conquista 2º ouro brasileiro no Mundial de Taekwondo

Henrique Marques conquista 2º ouro brasileiro no Mundial de Taekwondo

Fluminense se torna primeiro homem do país no lugar mais alto do pódio

Por Jornal Liberdade 1 min de leitura

O Brasil fez história no Campeonato Mundial de Taekwondo 2025, realizado em Wuxi, na China. O fluminense Henrique Marques, de 21 anos, conquistou a primeira medalha de ouro masculina do país na competição, tornando-se o terceiro brasileiro campeão mundial. Atual quinto colocado do ranking mundial na categoria até 80 kg, Henrique venceu o chinês Qizhang Xiang na final, após superar adversários de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia.

A vitória marca a superação pessoal do atleta, que enfrentou a morte do pai em 2024 e uma cirurgia cardíaca em 2023. Natural de Itaboraí (RJ), Henrique iniciou no taekwondo em um projeto social local.

Outras brasileiras também competiram: Júlia Nazário (46 kg) e Raiany Fidelis (+73 kg) avançaram uma rodada, mas foram eliminadas na segunda luta. Na sexta-feira (24), Maria Clara Pacheco havia conquistado outro ouro para o país, repetindo o feito histórico de Natália Falavigna (2005). Nesta terça (28), João Victor Souza Diniz (68 kg) e Milena Titoneli (67 kg) ainda disputam medalhas.

📍Fonte: Agência Brasil / World Taekwondo.