Palestra sobre câncer de mama marca Outubro Rosa na Câmara Municipal
Sbs
Por Jornal Liberdade 7 min de leitura
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul ficou cor-de-rosa na segunda-feira (21). Cerca de 90 mulheres lotaram o plenário para uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, com informações sobre prevenção, tratamento e rastreio do câncer de mama, ofertada pelo médico mastologista Thiago Gaspar. A iniciativa foi da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município. Na ocasião, os vereadores Zuleica Voltolini, Cátia Friedrich, Terezinha Dybas, Rodrigo Vargas e Vilson da Silva acompanharam a explicação.
Gaspar iniciou a fala trazendo a origem do Outubro Rosa, movimento que ganhou força em todo mundo através da Fundação Susan G. Komen, que promoveu uma corrida pela cura e a distribuição de laços cor-de-rosa em Nova York. No Brasil, a chegada do Outubro Rosa ocorreu em 2002, quando o obelisco do Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa, gerando grande repercussão. “A partir daí, os órgão públicos começaram a iluminar os prédios com a cor”, comentou. O mastologista também trouxe outros dados relevantes aos presentes, relatando que o câncer de mama atinge mulheres em todo mundo, inclusive com maior incidência. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, há uma estimativa que mais de 70 mil mulheres sejam acometidas com a doença até o fim de 2025.
Apesar dos dados alarmantes, o médico foi enfático no quesito esperança. Ele reforçou que, se for descoberto cedo, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Para um diagnóstico preciso e breve, entretanto, é necessário prevenir. Uma vida ativa, com exercícios físicos e boa alimentação, por exemplo, contribui para um corpo saudável. Gaspar também reforçou que um dos principais meios de prevenir uma doença severa é através da mamografia, exame que deve ser feito regularmente. “Basicamente, o exame deve ser feito por mulheres acima de 40 anos a cada ano”, completou o mastologista.
Ao fim da explicação, diversas mulheres fizeram questionamentos e compartilharam relatos sobre a luta contra o câncer, enriquecendo ainda mais o evento.