Proximidade ao cotidiano dos parlamentares
Universitários catarinenses vivenciam estágio na Assembleia Legislativa e propõem projetos de interesse público
Por Jornal Liberdade 8 min de leitura
Compreender o funcionamento do Parlamento, acompanhar a elaboração das leis e interagir diretamente com deputadas e deputados marcou a semana de 50 universitários catarinenses. Eles participaram de uma imersão de quatro dias nas atividades da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio do programa Estágio Visita, organizado pela Escola do Legislativo.
Rotina do Parlamento
Os participantes acompanharam reuniões das comissões permanentes, sessões no plenário e visitaram gabinetes, inclusive o da Presidência da Casa. O programa também incluiu palestras e aulas técnicas sobre processo legislativo, destacando a importância da eficácia das leis.
A professora Ilda Maria Gomes dos Santos, da Consultoria Legislativa, conduziu dinâmicas que resultaram em propostas elaboradas pelos estudantes. As sugestões serão encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa.
Propostas em destaque
Entre os projetos apresentados estão:
- Medidas para proteger professores contra violência no ambiente escolar;
- Incentivo ao uso de Inteligência Artificial (IA) para apoiar jovens no meio rural;
- Maior transparência e acessibilidade a dados sobre recursos hídricos.
“Santa Catarina registra crescimento de casos de violência em salas de aula, inclusive perseguições e agressões psicológicas a professores, até mesmo com uso de inteligência artificial”, alertou Ana Lara Santana Gomes, estudante de Direito de Concórdia.
Estímulo à participação política
Para muitos participantes, a experiência reforçou a vontade de atuar na política. Ariana Iara Rizzolli, estudante de Direito e suplente de vereadora em Witmarsum, relatou:
“Foi uma surpresa que eu não esperava. Agora estou ainda mais decidida a concorrer novamente nas próximas eleições municipais.”
Já Marcelo Defreyn, estudante de Jornalismo de Urupema, avaliou o estágio como “um ganho político, que abriu a visão para atividades como assessoria de comunicação”.
Sonho e paixão pela Alesc
Luiz Zanca, 20 anos, aproveitou a presença na Alesc para buscar apoio a um projeto comunitário em Joinville. Ele tenta viabilizar a transferência de uma Unidade Básica de Saúde para um novo terreno. “Estar aqui é um sonho e paixão”, afirmou, lembrando que sua primeira experiência política foi como vereador mirim, em 2019.