Página Inicial | Destaque | Artes marciais, cultura e gastronomia oriental no 2º Sakura

Artes marciais, cultura e gastronomia oriental no 2º Sakura

Joinville

Por Jornal Liberdade 9 min de leitura

Joinville recebe, entre sexta-feira (12) e domingo (15), a segunda edição do Sakura Joinville, no Centro de Convenções Expoville. Com entrada gratuita (ingressos pelo Sympla), o evento promete uma verdadeira imersão na cultura oriental, reunindo artes marciais, gastronomia autêntica, oficinas, música, dança, feira de produtos e atrações interativas.

Programação diversificada

Além de apresentações de taiko (tambores japoneses) e demonstrações marciais, o festival traz novidades como o concurso de cosplay, realizado em dois dias, e a disputa de K-pop, ampliando o foco do evento para outras expressões da cultura asiática.

No sábado (13), o Sakura Joinville sedia a seletiva oficial de Santa Catarina para o Miss Nikkey 2026, concurso de beleza nipônica realizado em São Paulo. Também sobem ao palco a banda Elisios, de São Paulo, conhecida por recriar atmosferas épicas inspiradas em filmes e seriados japoneses.

Mascotes inspirados na cultura oriental — o cão-guaxinim Tanuki e a capivara Hana — completam a identidade visual do evento.

Horários

  • Sexta-feira: das 17h às 22h
  • Sábado e domingo: das 10h às 22h

A programação completa está disponível no Instagram oficial: @sakurajoinville.

Gastronomia e experiência

O público poderá experimentar pratos tradicionais, como tempurá, sushi, guioza e yakisoba, preparados por restaurantes convidados — muitos deles vindos do bairro Liberdade, em São Paulo, reduto da cultura japonesa no Brasil. Entre as novidades, destaque para a cerveja exclusiva criada pela cervejaria DOM Haus, de Araquari.

Impacto social

Todo o lucro obtido será destinado à criação do Parque Sakura Joinville, futuro espaço cultural inspirado no Parque Sakura, de Frei Rogério (SC). Contribuições podem ser feitas comprando produtos oficiais, Passaporte Sakura para crianças ou doações diretas pelo Sympla, a partir de R$ 15. Pessoas físicas e empresas podem ainda destinar parte do Imposto de Renda ao projeto via Lei Rouanet.

“Novamente, o festival será uma oportunidade para o público mergulhar na cultura japonesa, com um lado social relevante”, afirma Fábio Martins, presidente da Associação Matusa Bujutsu, idealizadora do evento.

O que é Sakura

O nome Sakura remete às cerejeiras floridas, símbolo da beleza transitória e renovação na tradição oriental. No Japão, milhões de pessoas se reúnem anualmente em parques e templos para celebrar o florescer das cerejeiras, marcando o início da primavera.