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Obras na Serra Dona Francisca estão atualmente em fase de terraplanagem

Investimentos se aproximam dos R$ 35 milhões na rodovia que liga o Planalto Norte a Joinville

Por Jornal Liberdade 9 min de leitura

As obras para a implantação das primeiras áreas de escape em rodovias estaduais de Santa Catarina estão atualmente em fase de terraplanagem. O trecho sob intervenção fica na Serra Dona Francisca, que liga o Planalto Norte – via Campo Alegre – a Joinville, na SC-418. O projeto inédito no Estado contempla a construção de duas áreas de escape em pontos estratégicos da rodovia.

Uma delas será instalada na famosa “Primeira Curva”, que passará por uma redefinição de traçado para aumentar a segurança dos motoristas. A outra será construída no local onde ocorreu um grave acidente em janeiro do ano passado, nas proximidades do mirante, envolvendo um caminhão transportando produtos químicos, o que reforçou a urgência da intervenção. As áreas de escape estão situadas nos quilômetros 15,4 e 17,4 da rodovia, em trechos reconhecidos por sua elevada sinuosidade e histórico de acidentes.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, essa é a primeira vez que esse tipo de estrutura será implantada em rodovias estaduais catarinenses. “Santa Catarina ainda não possui áreas de escape como essas, que são fundamentais para evitar tragédias, especialmente em trechos de serra com tráfego intenso de veículos pesados”, destacou o secretário. O investimento do governo estadual nas duas áreas ultrapassa R$ 34,9 milhões, valor que cobre não apenas a implantação dos dispositivos de segurança, mas também outras melhorias na rodovia.

Longo processo

A obra é resultado de um longo processo de planejamento, que envolveu estudos técnicos, análises de acidentes e trâmites burocráticos. A obra foi oficialmente anunciada após licitação realizada no primeiro semestre deste ano, com início das intervenções no mês de junho. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a Serra Dona Francisca possui características geométricas desafiadoras, com aclives e declives acentuados, além de curvas fechadas e visibilidade limitada em vários trechos. Esses fatores contribuem para acidentes, especialmente envolvendo caminhões e ônibus, que podem sofrer falhas nos sistemas de freios ao longo do percurso.

As áreas de escape funcionam como dispositivos de emergência destinados a desacelerar e parar veículos que perderam o controle. Além da construção das áreas de escape, o projeto também prevê uma série de melhorias complementares ao longo do trecho. Entre elas estão a ampliação da visibilidade em curvas – com ajustes no raio das curvaturas –, a implantação de novo pavimento asfáltico e a criação de faixas adicionais de ultrapassagem.