A sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul do mês de agosto, ocorrida na quarta-feira (13), foi repleta de indicações dos vereadores, pensando no bem da comunidade são-bentense, em especial, nos jovens. Alunos dos últimos anos da Escola Municipal Hercílio Malinowsky participaram do encontro, enchendo o plenário.
Antes da discussão, a sessão foi pausada para que a comissão de Cidadania e Defesa do Consumidor fosse criada. Após a reunião, ficou definido que o vereador Guilherme Fiamoncini é o presidente, a vereadora Maiara Bublitz Pereira é a relatora e a vereadora Maria Clara Buttechewitz é a membra da comissão.
No total, seis indicações foram discutidas no plenário. Uma delas foi a 42/2025, de autoria de Maria Clara Buttechewitz, que solicitou estudos à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, visando a possibilidade de plantio de árvores nativas em espaços públicos. “O plantio é essencial para melhorar a qualidade do ar, oferecer sombra, proteger o solo e embelezar a cidade. Além disso, promove a conscientização ambiental e o senso de responsabilidade nos jovens”, comentou.
Já o presidente Edison Breno de Almeida, por meio da indicação 43/2025, pede ao presidente da Câmara Municipal, Gilmar Pollum, a criação de uma campanha de arrecadação de brinquedos promovida pela Câmara Mirim, com o apoio de todo o Legislativo municipal. “A gente sabe que o Dia das Crianças é daqui dois meses. Podemos começar a arrecadar brinquedos para as crianças mais carentes. Proponho essa indicação para que a gente viva em uma sociedade mais justa e que todas as crianças tenham brinquedos mais legais”, defendeu.
A vereadora Lais Fernanda de Oliveira Stiegler também fez uma indicação, a 44/2025, pedindo à Secretaria de Educação melhorias na Escola Municipal Antonio Treml. “Quero uma estrutura adequada para a implantação do projeto ‘Leitura em todo momento, a todo lugar’. Na biblioteca, prateleiras adequadas para organização dos livros para complementar o acervo e puffs para acomodar todos os alunos”, exemplificou, dando outros detalhes.
A sessão da Câmara Mirim também contou com a participação do aluno Vitor Cezar, da Escola Hercílio Malinowsky, que vai representar A JCI São Bento do Sul em uma competição em Florianópolis. Ele discursou sobre o uso do óleo de cozinha e o reaproveitamento dele, diminuindo impactos no meio ambiente. Socialmente, o descarte incorreto do óleo de cozinha nos mostra como ainda estamos distantes de uma educação ambiental verdadeira. Jogar o óleo na ralo da pia é mais do que um simples hábito: é um reflexo do descuido coletivo”, disse.
Os mirins Hanna Catherine Rueckl, Edison Breno de Almeida, Maria Clara Buttchewitz, Luiza Liebl, Felipe Ozório Schultz, Lais Fernanda Stiegler e Maiara Bublitz Pereira participaram da Palavra Livre.