Página Inicial | Geral | Entrega de novos materiais pedagógicos para a Educação Infantil

Entrega de novos materiais pedagógicos para a Educação Infantil

Prefeitura entrega materiais pedagógicos para fortalecer a Educação Infantil na rede municipal

Por Jornal Liberdade 7 min de leitura

Na manhã da quinta-feira (07/08/25), a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação realizou a entrega oficial de dois materiais pedagógicos no gabinete do prefeito, especialmente elaborados para fortalecer as práticas da Educação Infantil na rede municipal de ensino.

Com foco no apoio direto aos professores, os materiais reúnem diretrizes, fundamentos teóricos, sugestões práticas e documentos norteadores, além de ferramentas interativas como QR Codes e links digitais que facilitam o acesso a conteúdos complementares.

Entre os destaques, estão:


    •    Modelos de planejamento e rotina pedagógica
    •    Estratégias para trabalhar a escrita espontânea e o letramento matemático
    •    Portfólio de desenvolvimento da escrita e do desenho
    •    Orientações sobre avaliação, alfabetização, combinados e muito mais

As metodologias adotadas têm como base os estudos de Vygotsky, Saviani e Leontiev, promovendo uma abordagem pedagógica reflexiva e prática. Um dos volumes também é voltado ao desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Infantil, utilizando atividades corporais, jogos, sequências e desafios, sem a necessidade de equipamentos eletrônicos.

As propostas estão organizadas conforme os Campos de Experiência da BNCC e podem ser aplicadas com criatividade e flexibilidade no dia a dia das crianças.

“Acreditamos que a Educação Infantil é a base para a formação de críticos, criativos e curiosos. Esses materiais foram construídos com muito cuidado para apoiar cada professor nesse processo”, destacou o secretário Josias Terres durante a entrega.

O prefeito parabenizou a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho e reforçou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino público municipal.

A expectativa é que todas as unidades escolares utilizem, estudem e compartilhem as experiências de aplicação dos conteúdos em sala, fortalecendo ainda mais o trabalho coletivo nas escolas.