Ministério Público intensifica as visitas às unidades do CAPS
Iniciativa que já passou por Papanduva integra o programa “Saúde Mental em Rede”
Por Da Redação 6 min de leitura
A próxima cidade da região a receber a visita será Rio Negrinho
Representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vêm percorrendo o Estado como parte do programa “Saúde Mental em Rede”, que tem como objetivo avaliar de perto o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos municípios. No Planalto Norte, diversas unidades já foram visitadas, incluindo a de Papanduva.
Além de Papanduva, os promotores de Justiça, assistentes e analistas em serviço social do MPSC estiveram em unidades de Itaiópolis, Porto União, Três Barras, Canoinhas, Mafra, São Bento do Sul e Monte Castelo. A próxima cidade da região a receber a visita será Rio Negrinho, no dia 15.
Vistoriadas
Ao todo, 125 unidades de CAPS foram vistoriadas em todo o Estado como parte da iniciativa. As visitas presenciais são consideradas uma etapa fundamental do programa, segundo o promotor Eduardo Sens dos Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública do MPSC.
“A partir do olhar técnico sobre a realidade dos CAPS em cada região, é possível identificar as fragilidades e potencialidades da rede e, assim, contribuir de forma mais qualificada para a atuação do Ministério Público na garantia de um cuidado em saúde mental digno e humanizado. Essa aproximação também fortalece o diálogo interinstitucional e valoriza o trabalho dos profissionais que atuam nesses serviços”, destacou o promotor.
Condições
Os CAPS são equipamentos públicos essenciais para o atendimento de pessoas com sofrimento psíquico e transtornos mentais. Em cada unidade visitada, os representantes do MPSC buscam compreender as condições estruturais, as rotinas de atendimento e as necessidades específicas da população local. As informações levantadas devem embasar futuras ações do Ministério Público na área da saúde mental.