Ação no Ecoparque conscientiza sobre violência contra a mulher em São Bento do Sul
Placas educativas e flores lilás marcam campanha promovida pela Assistência Social durante o mês de enfrentamento à violência
Por Jornal Liberdade 4 min de leitura
A Secretaria de Assistência Social promoveu uma ação especial no Ecoparque do SAMAE durante o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa contou com a participação de adolescentes em cumprimento de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), que confeccionaram placas com informações sobre mitos e verdades relacionados à violência doméstica.
As placas foram instaladas ao longo da trilha do parque, criando um percurso de informação e reflexão para os visitantes. A proposta é alertar a população e promover a prevenção, unindo educação, responsabilização e combate à desinformação.
Também foram colocados cartazes com o Violentômetro, ferramenta que auxilia na identificação de sinais de abuso em relacionamentos, desde atitudes sutis até formas mais graves de violência.
Como complemento simbólico da campanha, a praça central de São Bento do Sul foi decorada com flores lilás, cor que representa empatia, respeito e incentivo à denúncia.
A campanha reforça a importância de enfrentar a violência desde a raiz e estimular o debate na comunidade.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 180.