Programa Antonieta de Barros celebra 21 anos mudando a vida de mais de 700 jovens em Santa Catarina
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Por Jornal Liberdade 5 min de leitura
Criado em 2004, o Programa Antonieta de Barros (PAB), da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, completa 21 anos neste mês de julho, consolidado como uma das principais políticas públicas voltadas à inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa já beneficiou cerca de 700 estudantes com oportunidades de estágio, formação cidadã e incentivo à construção de um futuro profissional.
Destinado a jovens entre 16 e 24 anos, com renda familiar de até 2,5 salários mínimos e que estejam regularmente matriculados no ensino médio, técnico ou superior, o programa é um verdadeiro passaporte para transformação de vidas. Um dos exemplos é Rudival Ademar Bittencourt, participante da primeira turma, em 2004, que hoje é formado em Administração. “Se hoje tenho formação, foi porque o PAB me sinalizou o caminho”, afirmou.
O PAB é fruto da mobilização dos movimentos sociais e leva o nome de Antonieta de Barros — professora, jornalista e a primeira mulher negra eleita deputada no Brasil. A seleção dos estagiários é feita anualmente pelo CIEE, e na última edição contou com um número recorde de 601 inscritos.
Reconhecido nacionalmente, o programa venceu o Prêmio Unale Assembleia Cidadã em 2022, e o Prêmio Camélia da Liberdade em 2013. Com sua expansão, nove câmaras municipais de Santa Catarina já firmaram parceria para implantar o PAB em seus municípios, ampliando ainda mais seu impacto social.