Papanduvenses pagaram mais de R$ 5,7 milhões em impostos
Valores referem-se apenas ao primeiro semestre de 2025
Por Da Redação 6 min de leitura
Dados englobam taxas, contribuições e impostos pagos nas esferas municipal, estadual e federal
Entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho de 2025, os moradores de Papanduva pagaram aproximadamente R$ 5,752 milhões em tributos. Os dados são do Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que acompanha, em tempo real, a arrecadação de impostos em todo o País.
O valor engloba taxas, contribuições e impostos pagos nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo também juros, multas e correções monetárias. Estão inclusos tributos como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o Imposto sobre Serviços (ISS), além de cobranças vinculadas à emissão de documentos, por exemplo.
Metodologia
A metodologia utilizada pelo Impostômetro baseia-se em informações oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional, Tribunais de Contas dos Estados e dos próprios municípios, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. No caso das receitas estaduais, os dados são fornecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e pelas Secretarias Estaduais de Fazenda.
Já os valores arrecadados pelo governo federal são apurados com base nas estatísticas da Receita Federal, do Tesouro Nacional, da Caixa Econômica Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conheça
A ferramenta tem como objetivo tornar mais transparente o volume de recursos arrecadados junto à população, estimulando a reflexão sobre o retorno desses valores na forma de serviços públicos. Conheça o Impostômetro clicando aqui.