Página Inicial | Geral | Audiência pública em Itapema debate abandono de animais e políticas de proteção

Audiência pública em Itapema debate abandono de animais e políticas de proteção

Evento reuniu comunidade e lideranças de diversas cidades para discutir abandono, maus-tratos e políticas públicas para proteção animal

Por Jornal Liberdade 4 min de leitura

A sexta audiência pública da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Alesc reuniu moradores, protetores e autoridades nesta quinta-feira (10), em Itapema, para discutir a situação dos animais de rua na região. Um dos principais temas abordados foi o alto número de pitbulls abandonados no município — cerca de 40 deles estão no canil municipal sem conseguir adoção.

O encontro, conduzido pelo deputado Marcius Machado (PL), teve a participação de representantes de cidades vizinhas e apresentou propostas como a criação de um Censo Animal e de um Banco de Ração. A comissão também anunciou a elaboração de uma cartilha educativa com base nos debates das audiências públicas realizadas em várias cidades catarinenses.

Entre as demandas destacadas estão o reforço na castração de animais de rua, a regularização de ONGs e a conscientização da população sobre maus-tratos, principalmente nas escolas. A próxima audiência ocorrerá em Timbó, no dia 25 de agosto, e os resultados de todas as reuniões serão debatidos no 3º Fórum Estadual de Ativistas e Protetores de Animais, em outubro.