Página Inicial | Destaque | “Julho Amarelo” reforça prevenção contra hepatites virais em Papanduva

“Julho Amarelo” reforça prevenção contra hepatites virais em Papanduva

A iniciativa busca alertar a população sobre os riscos dessas doenças

Por Da Redação 5 min de leitura

Infecções que afetam o fígado e podem se desenvolver de forma assintomática por longos períodos

Durante o mês de julho, a Secretaria de Saúde de Papanduva intensifica a conscientização sobre as hepatites virais, por meio da campanha nacional “Julho Amarelo”. A iniciativa busca alertar a população sobre os riscos dessas doenças, muitas vezes silenciosas, e reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

As hepatites A, B e C são infecções que afetam o fígado e podem se desenvolver de forma assintomática por longos períodos. Quando não diagnosticadas e tratadas, podem evoluir para quadros graves como cirrose e câncer hepático. Por isso, especialistas reforçam que a realização de testes regulares é fundamental. Diferentes procedimentos estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde por meio do SUS.

Forma eficaz
A vacinação contra a hepatite B está disponível e é considerada uma das formas mais eficazes de proteção. Já para as demais hepatites, medidas simples ajudam a reduzir os riscos de contágio, como o uso de preservativos, a não reutilização de objetos cortantes ou perfurocortantes, e a atenção redobrada com a higiene em procedimentos invasivos.

Ao longo de julho, a orientação é que os moradores procurem a unidade de saúde mais próxima para se informar, realizar os testes e adotar atitudes preventivas. A campanha também destaca o papel da informação como ferramenta de cuidado com a própria saúde e com a das pessoas ao redor.