São Bento do Sul realiza transplante de árvores nativas
transplante inédito de quatro árvores
Por Jornal Liberdade 5 min de leitura
A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na segunda-feira (30), o transplante inédito de quatro árvores que estavam localizadas no terreno onde está sendo construído o novo Centro de Especialidades Médicas do município.
As espécies, Araçá, Aroeira, Pitanga e Butiá (espécie ameaçada de extinção) foram cuidadosamente movidas e realocadas para o terreno da própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para serem monitoradas por profissionais da área para garantir sua adaptação e desenvolvimento no novo local.
A ação tem como objetivo preservar o patrimônio ambiental da cidade, uma medida importante para manter o equilíbrio ecológico e respeitar as espécies nativas da região.
O transplante de árvores é um processo de remoção de uma árvore de seu local original e seu replantio em outro local, com o objetivo de preservar a árvore e evitar seu corte. Esse procedimento é complexo e requer muitos cuidados para garantir a sobrevivência da árvore no novo ambiente.
A execução do transplante é tendência mundial de arborização urbana crescente, impulsionada pela necessidade de conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. Além de ser uma alternativa para evitar o desmatamento e preservar a biodiversidade.